O que é um cabeçote baixo?


Todo cabeçote tem altura padrão e mínima estabelecidas pelo fabricante para o correto funcionamento do motor. O cabeçote baixo é aquele que está abaixo da altura mínima estabelecida pelo fabricante.

O que torrnou seu cabeçote baixo? Toda vez que o cabeçote passa por um processo de usinagem (retífica), sua altura é reduzida através do faceamento da base. A cada processo desse perde-se altura. Alguns cabeçotes possuem grande tolerância de altura, o que permite várias retíficas até se tornar um cabeçote baixo. Outros não tem grande tolerância.

Qual os problemas de um cabeçote baixo? A medida que a altura é diminuida ocorre o aumento da taxa de compressão do motor. Quando temos um cabeçote baixo a taxa de compressão fica acima do limite para um bom funcionamento do motor. Em um cabeçote baixo há grande chance de ocorrer superaquecimento, trincas, desgaste prematuro das peças, queima irregular, falha na junta de cabeçote entre outros problemas. Em alguns casos há até mesmo o toque do pistão nas válvulas.

O que fazer com um cabeçote baixo? Tem recuperação? Se o cabeçote baixo for de ferro fundido não há alternativa segura que não seja a substituição. No caso de alumínio, o cabeçote baixo pode ser recuperado por um processo chamado de levantamento de base. Neste processo há a recuperação do cabeçote baixo com o aumento de sua altura através da deposição de solda em sua base. Saiba mais...