Identificando problemas no Cabeçote Gol 1000 16V

Há alguns parâmetros em um motor que indicam problemas. Vamos citar alguns que podem indicar a necessidade de intervir no cabeçote Gol 1000 16V.

1) Falha no funcionamento: as válvulas do cabeçote Gol 1000 16V podem não estar vedando corretamente devido principalmente a desgaste e/ou carbonização.

Mas antes de retirar o cabeçote Gol 1000 16V do motor, verifique se o combustível que está sendo utilizado está bom. Combustível adulterado leva a um funcionamento irregular e pode danificar não só o cabeçote Gol 1000 16V e seus componentes como também outras partes do motor.

A queima do combustível no cabeçote Gol 1000 16V depende do funcionamento das velas de ignição. Velas com problema podem também levar ao funcionamento irregular e também danificarão não só o cabeçote Gol 1000 16V como também outras partes do motor.

2) Fumaça excessiva: a queima de óleo é a causa de fumaça excessiva no funcionamento do motor. Quando o motor solta bastante fumaça na primeira partida do dia é um forte indício de problemas no cabeçote Gol 1000 16V, especialmente nos guias de válvula e retentores de haste de válvula.

Os retentores de haste de válvula no cabeçote Gol 1000 16V perdem a função com o tempo deixando o óleo descer para o duto de admissão durante a noite. Na primeira partida este óleo é queimado gerando grande quantidade de fumaça.

Provavelmente, em conjunto com os retentores, há desgaste também nos guias de válvula no cabeçote Gol 1000 16V o que contra-indica somente a troca de retentores. Se for feita somente a troca de retentores no cabeçote Gol 1000 16V, como alguns recomendam, provavelmente o problema voltará em poucos meses após o reparo pois os guias com desgaste ajudam na falha dos retentores que são especialmente projetados no cabeçote Gol 1000 16V para agir na retenção de óleo em conjunto com os guias.

3)Superaquecimento: durante o projeto do cabeçote Gol 1000 16V foram estabelecidos parâmentros de temperatura para o funcionamento perfeito de todos os seus componentes.

Quando ocorre uma falha no sistema de arrefecimento (radiador / bomba d'água / mangueiras) e o motor superaquece, ocorrem danos ao cabeçote Gol 1000 16V. Os retentores de haste de válvula e retentores de comando de válvula, que possuem borracha e plásticos em sua composição, são os primeiros afetados. É comum ocorrerem vazamentos e queima de óleo após o superaquecimento do cabeçote Gol 1000 16V. Pode ocorrer ainda trincas e até mesmo o empenamento do cabeçote Gol 1000 16V quando a temperatura é excessiva. Após o reparo no sistema de arrefecimento é recomendado fazer a recuperação completa do cabeçote Gol 1000 16V para correção dos componentes afetados pelo superaquecimento.

No caso de cabeçotes Gol 1000 16V retificados deve-se tomar cuidado com sua altura após a usinagem. Cabeçotes baixos levam ao aumento de taxa de compressão e a problemas como o superaquecimento.

4)Mistura de óleo na água ou mistura de água no óleo ou queima de óleo ou perda de água ou pressurização dos sistema de arrefecimento: as galerias e canais de água e óleo do cabeçote Gol 1000 16V podem ter trincas e/ou corrosão permitindo a passagem de fluidos. Durante o funcionamento, dependendo da posição, extensão e pressão do fluido em cada ponto de corrosão/trinca do cabeçote Gol 1000 16V, haverá a passagem de água para o óleo, de óleo para a água ou a perda de água ou óleo para a câmera de combustão. A pressão do cilindro pode ainda passar para a galeria de água pressurizando o sistema de arrefecimento. Em todos estes casos o cabeçote Gol 1000 16V deverá ser reparado. Este problema no cabeçote Gol 1000 16V evolui de forma rápida e causa problemas em todos os sistemas do motor.

 

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Cabeçote Gol 1000 16v