Identificando problemas no Cabeçote Palio

Há alguns parâmetros em um motor que indicam problemas. Vamos citar alguns que podem indicar a necessidade de intervir no cabeçote Palio.

1) Falha no funcionamento: as válvulas do cabeçote Palio podem não estar vedando corretamente devido principalmente a desgaste e/ou carbonização.

Mas antes de retirar o cabeçote Palio do motor, verifique se o combustível que está sendo utilizado está bom. Combustível adulterado leva a um funcionamento irregular e pode danificar não só o cabeçote Palio e seus componentes como também outras partes do motor.

A queima do combustível no cabeçote Palio depende do funcionamento das velas de ignição. Velas com problema podem também levar ao funcionamento irregular e também danificarão não só o cabeçote Palio como também outras partes do motor.

2) Fumaça excessiva: a queima de óleo é a causa de fumaça excessiva no funcionamento do motor. Quando o motor solta bastante fumaça na primeira partida do dia é um forte indício de problemas no cabeçote Palio, especialmente nos guias de válvula e retentores de haste de válvula.

Os retentores de haste de válvula no cabeçote Palio perdem a função com o tempo deixando o óleo descer para o duto de admissão durante a noite. Na primeira partida este óleo é queimado gerando grande quantidade de fumaça.

Provavelmente, em conjunto com os retentores, há desgaste também nos guias de válvula no cabeçote Palio o que contra-indica somente a troca de retentores. Se for feita somente a troca de retentores no cabeçote Palio, como alguns recomendam, provavelmente o problema voltará em poucos meses após o reparo pois os guias com desgaste ajudam na falha dos retentores que são especialmente projetados no cabeçote Palio para agir na retenção de óleo em conjunto com os guias.

3)Superaquecimento: durante o projeto do cabeçote Palio foram estabelecidos parâmentros de temperatura para o funcionamento perfeito de todos os seus componentes.

Quando ocorre uma falha no sistema de arrefecimento (radiador / bomba d'água / mangueiras) e o motor superaquece, ocorrem danos ao cabeçote Palio. Os retentores de haste de válvula e retentores de comando de válvula, que possuem borracha e plásticos em sua composição, são os primeiros afetados. É comum ocorrerem vazamentos e queima de óleo após o superaquecimento do cabeçote Palio. Pode ocorrer ainda trincas e até mesmo o empenamento do cabeçote Palio quando a temperatura é excessiva. Após o reparo no sistema de arrefecimento é recomendado fazer a recuperação completa do cabeçote Palio para correção dos componentes afetados pelo superaquecimento.

No caso de cabeçotes Palio retificados deve-se tomar cuidado com sua altura após a usinagem. Cabeçotes baixos levam ao aumento de taxa de compressão e a problemas como o superaquecimento.

4)Mistura de óleo na água ou mistura de água no óleo ou queima de óleo ou perda de água ou pressurização dos sistema de arrefecimento: as galerias e canais de água e óleo do cabeçote Palio podem ter trincas e/ou corrosão permitindo a passagem de fluidos. Durante o funcionamento, dependendo da posição, extensão e pressão do fluido em cada ponto de corrosão/trinca do cabeçote Palio, haverá a passagem de água para o óleo, de óleo para a água ou a perda de água ou óleo para a câmera de combustão. A pressão do cilindro pode ainda passar para a galeria de água pressurizando o sistema de arrefecimento. Em todos estes casos o cabeçote Palio deverá ser reparado. Este problema no cabeçote Palio evolui de forma rápida e causa problemas em todos os sistemas do motor.

 

Conte com nossa equipe especializada para recuperação de seu cabeçote Palio.

Cabeçote Palio