-


Qual a importância dos CABEÇOTES AUTOMOTIVOS ?

Os cabeçotes automotivos são parte fundamental dos motores a explosão. São os cabeçotes automotivos que permitem a correta entrada de combustível, a queima e a eliminação dos gases.  

Nos cabeçotes automotivos dos motores quatro tempos, as válvulas de admissão são as portas de entrada para a mistura ar-combustível enquanto o pistão desce na fase chamada de admissão. Na fase seguinte, chamada de compressão, tanto as válvulas de admissão quanto as de escape dos cabeçotes automotivos permanecem fechadas enquanto o pistão sobe comprimindo a mistura ar-combustível. Na fase seguinte, combustão, há a ignição e queima da mistura ar-combustível, permanecendo fechadas todas as válvulas dos cabeçotes automotivos enquanto o pistão é impulsionado para baixo devido à expansão dos gases resultantes da combustão. Depois disso, entramos na fase de escape. Nesta fase, nos cabeçotes automotivos, há a abertura das válvulas de escape enquanto o pistão sobe expulsando os gases, completando o ciclo. Desta maneira, durante a recuperação dos  cabeçotes automotivos, as válvulas devem ser trabalhadas com rigor garantindo sua integridade, dimensões e ângulos.  Utilizamos máquinas modernas para este fim.

Outra parte fundamental dos  cabeçotes automotivos são os comandos de válvula. Há uma ligação entre os comandos de válvula e o virabrequim através de polias e correias/correntes ou engrenagens que fazem que os  cabeçotes automotivos funcionem em sincronismo com o conjunto formado por virabrequim, bielas e pistões. A abertura das válvulas dos  cabeçotes automotivos no momento correto depende deste sincronismo já que os comandos de válvula  fazem as válvulas abrirem enquanto o fechamento é feito por molas. A falta de sincronismo pode causar sérios danos aos cabeçotes automotivos e à parte de baixo do motor. Por isso é importante a montagem correta dos  cabeçotes automotivos e a revisão dos comandos de válvula e mancais onde são presos durante a recuperação dos cabeçotes automotivos. Possuímos máquinas especiais para garantir o alinhamento dos mancais para correto funcionamento dos comandos de válvula.

Durante a recuperação dos  cabeçotes automotivos é importante verificar os canais de água e óleo que garantem a dissipação do calor e a lubrificação das partes móveis. Quando há corrosão nestes canais há a necessidade de correção através de solda não permitindo que ocorra a passagem de água para o óleo, de óleo para a água ou de óleo e/ou água para a câmera de combustão. Danos aos  cabeçotes automotivos ou ao resto do motor podem ser consequência destas corrosões ou da recuperação inadequada das mesmas. Possuímos máquinas modernas para soldar e reabrir estes canais garantindo o correto funcionamento dos cabeçotes automotivos.

Conte com nossos serviços para recuperar seu cabeçote automotivo.