Todo cabeçote tem altura padrão e mínima estabelecidas pelo fabricante para o correto funcionamento do motor. Toda vez que o cabeçote passa por um processo de usinagem, sua altura é reduzida através do faceamento da base. Quando sua altura fica menor que a mínima estabelecida pelo fabricante deve ser feito o levantamento de base. Caso o motor trabalhe com o cabeçote com altura inferior ao mínimo há grande chance de ocorrer superaquecimento, trincas, desgaste prematuro das peças, queima irregular, falha na junta de cabeçote entre outros problemas.
O processo começa com a adição de alumínio em máquina TIG até que se obtenha uma altura superior à altura padrão do cabeçote.
Depois o cabeçote é faceado até atingir a altura bem próxima ao padrão.
Depois o empenamento do cabeçote é corrigido na prensa. O cabeçote é faceado novamente atingindo a altura padrão.
Depois é feita a reabertura dos canais em processo automatizado garantindo padronização do cabeçote.
Depois é feito o mandrilhamento dos mancais garantindo o correto funcionamento do comando de válvulas. O cabeçote vai para o processo normal de usinagem.