O que é uma retífica de cabeçotes?

Uma retífica de cabeçotes é uma empresa especializada em recuperar cabeçotes automotivos. Deve possuir maquinário, processos e funcionários preparados para identificação do estado do cabeçote e para a adequação do mesmo às especificações dos fabricantes.

A retífica de cabeçotes deve possuir um sistema de identificação, separação e rastreamento dos cabeçotes e seus componentes mantendo o fluxo e organização do trabalho de recuperação desde a desmontagem até a montagem e regulagem do mesmo. Possuimos um sistema totalmente informatizado de controle em nossa empresa.

Outro aspecto importante na retífica de cabeçotes é a preocupação com a limpeza das peças. Neste processo utilizamos máquinas automatizadas para garantir eficiência e evitar danos ao meio ambiente. Há a separação dos resíduos para que seja dada a corretamente destinação de acordo com os orgãos ambientais.

Os funcionários das retíficas de cabeçotes devem ser qualificados para fazer o dimensionamento dos cabeçotes e seus componentes indicando a necessidade de substituição de peças fora dos padrões. Os cabeçotes passam por teste de estanqueidade e exame visual para detectar corrosões e trincas.

No caso de necessidade de correção de trincas e corrosões em nossa retífica de cabeçotes possuimos um setor de solda onde realizamos a preparação da peça para ser soldada e a solda em máquina TIG para peças em aluminio e maçarico para peças em ferro fundido.

Em nossa retífica de cabeçotes possuimos o setor de faceamento. Neste local a planicidade da base do cabeçote é recuperada em máquinas específicas chamadas de plainas ferrementeiras.

Possuimos o setor de válvulas em nossa retífica de cabeçotes que é responsável pela usinagem das válvulas de acordo com as especificações do fabricante.

Outro setor importante da retífica de cabeçotes é o setor de guias de válvulas. Neste setor as guias de válvulas são substituidas ou embuchadas garantindo que o cabeçote funcione adequadamente sem gasto de óleo ou contaminação do mesmo.

Na retífica de cabeçotes há o setor de alinhamento de mancais. Neste setor os comandos de válula são ajustados aos mancais evitando desgastes e deficiência no sistema de lubrificação por fulga de óleo.

O setor de usinagem de sedes da retífica de cabeçotes cuida das sedes de válvula. Há a adequação dos ângulos para que em conjunto com as válvulas ocorra a correta vedação quando as válvulas estão fechadas e a correta passagem de combustível e gases de combustão quando as válvulas abrem. Isto garante o correto funcionamento do motor.

O setor de motagem da retífica de cabeçote fecha o ciclo de recuperação. Nele há a montagem e regulagem do cabeçote após o processo de usinagem. O cabeçote fica pronto para uso.